Dentro de uma empresa, existem vários programas destinados ao trabalhador. São programas estabelecidos por lei para garantir que o trabalhador tenha uma boa saúde e um bom desenvolvimento dentro da sua função. Cada programa é responsável por uma área de atuação e são direitos do empregado e do empregador. Tudo isso para garantir a segurança do funcionário e garantir que o empregador saiba as reais condições daquele a quem está empregando.
Um desses programas é o PCMSO. Essa sigla significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e é responsável por analisar os funcionários em diversas situações do cotidiano, realizando um acompanhamento médico dentro da empresa onde trabalha.
Segundo a lei regulamentadora, esse programa deve ser implementado em todas as empresas, com o objetivo de garantir que o a saúde do funcionário seja monitorada e preservada no seu cotidiano.
Assim, o PCMSO garante que o funcionário passe por exames regulares, que geram relatórios para garantir sua integridade física. Esses exames também garantem que o funcionário não sofreu nenhum tipo de problema durante o período em que foi examinado, analisando o tempo em que desempenha aquela função. Ou seja, o programa serve para garantir a saúde do funcionário em todas as situações.
O PCMSO é de responsabilidade do empregador, que deve contratar serviços especializados em saúde no trabalho para a realização dos exames dos funcionários. Essa norma é estabelecida por lei, o que significa que a empresa deve cumprir a mesma, contratando um serviço que possa atender aos funcionários.
Os principais exames que são realizados em funcionários são:
É importante lembrar que o PCMSO garante o atendimento médico. Pode ser que a empresa opte por ter um médico na empresa ou então contratar empresas médicas especializadas. O importante é que o programa funcione, coordenando as consultas médicas em saúde ocupacional a serem feitas naquele ano de vigência do programa, pois beneficia empregado e empregador.